Objetivos:
- Conhecer a Literatura de Cordel, como e onde surgiu e como criar o seu próprio cordel.
- Adquirir conhecimento com a manipulação de Imagens (fotos) através do software livre Gimp.
- Utilizar máquina digital com autonomia.
Encaminhamento:
Foi
apresentado aos alunos com auxilio do projetor multimídia o que é a
Literatura de Cordel, como e onde ela surgiu e quais as regras que
devemos seguir para criar um Cordel, a criação do cordel foi
realizada em sala de aula com auxilio das professoras de Apoio
Pedagógico (Maysa e Maria Helena).
- Digitação do Livreto: Com os texto criados em sala de aula em mãos os alunos digitaram no BrOffice Writer, formatando em colunas, definindo o tamanho da fonte e espaçamentos.
- Editando a foto: Após tiradas todas as fotos e armazenadas na pasta das respectivas turmas, os alunos utilizaram o software livre GIMP, para fazer a primeira edição de imagem, transformando a sua foto em um desenho que imita a xilogravura, criando assim a xilogravura digital.
- Inserindo a Imagem ao texto: As fotos editadas foram inseridas ao texto digitado o Br Office Writer, como capa dos livretos assim chamados os Livros de Literatura de Cordel, que estão em exposição no pátio da Escola como é feito até hoje em feiras populares.Turma 3 (3ºB)Turma 2 (3º A)
- Professora: Simone Amorin (SESI)
1 comentários:
Foi muito prazeroso trabalhar Literatura de Cordel com as crianças, elas são criativas e tem potencial!
Postar um comentário