1 comentários

Brincando e Aprendendo


As crianças do Projeto Mais Educação, participam da Oficina de Letramento, que tem por objetivo ampliar as capacidades e as experiências de leitura e escrita, oferecendo oportunidades de acesso a essa cultura, de modo que os alunos possam ler e escrever com autonomia.
Desse modo, as aulas são planejadas de acordo com o objetivo descrito, mas de maneira lúdica e criativa, para que as crianças consigam se desenvolver e aprender brincando.
São realizadas atividades de construção com blocos, montagem de quebra-cabeça, desafios matemáticos, exercícios de habilidade mental, entre outras.
 

Professora Maysa Sayuri
read more
1 comentários

Exposição - Literatura de Cordel - Xilogravura Digital


Objetivos:
  • Conhecer a Literatura de Cordel, como e onde surgiu e como criar o seu próprio cordel.
  • Adquirir conhecimento com a manipulação de Imagens (fotos) através do software livre Gimp.
  • Utilizar máquina digital com autonomia.

Encaminhamento:

Foi apresentado aos alunos com auxilio do projetor multimídia o que é a Literatura de Cordel, como e onde ela surgiu e quais as regras que devemos seguir para criar um Cordel, a criação do cordel foi realizada em sala de aula com auxilio das professoras de Apoio Pedagógico (Maysa e Maria Helena).
  • Digitação do Livreto: Com os texto criados em sala de aula em mãos os alunos digitaram no BrOffice Writer, formatando em colunas, definindo o tamanho da fonte e espaçamentos.
  • Editando a foto: Após tiradas todas as fotos e armazenadas na pasta das respectivas turmas, os alunos utilizaram o software livre GIMP, para fazer a primeira edição de imagem, transformando a sua foto em um desenho que imita a xilogravura, criando assim a xilogravura digital.
  • Inserindo a Imagem ao texto: As fotos editadas foram inseridas ao texto digitado o Br Office Writer, como capa dos livretos assim chamados os Livros de Literatura de Cordel, que estão em exposição no pátio da Escola como é feito até hoje em feiras populares.

     
     Turma 3 (3ºB)
    Turma 2 (3º A)
     
  •  Professora: Simone Amorin (SESI)
read more
0 comentários

Releitura de Obras Artísticas Brasileiras - “Tarsila do Amaral” e “Romero Brito”


Em primeiro momento na oralidade foi apresentado aos alunos algumas informações relacionadas ao desenvolvimento artístico dos autores trabalhados (Tarsila do Amaral e Romero Britto). Em seguida, com exposição de cópias impressas coloridas, os alunos visualizaram algumas obras de arte dos artistas trabalhados, posicionando-se em relação aos seus prévios conhecimentos referentes aos trabalhos dos artistas.
Em segundo momento foi desenvolvida uma atividade prática com releitura de diversas obras de arte de Tarsila do Amaral e Romero Britto. Cada aluno escolheu qual obra artística iria representar (cópias coloridas). Lembrando que, os desenhos prévios às pinturas foram feitos a mão livre pelos alunos e em tamanhos maiores que os xérox oferecidos. 
  
OBJETIVOS:
- Levar os alunos a conhecimentos de arte brasileira “Pintura sobre tela”;
- Levar os alunos a percepção de cores e formas características dos artistas apresentados;
- Promover reproduções de obras de arte com materiais considerados acessíveis à escola e/ou aos alunos;
- Possibilitar expressões artísticas dos alunos por meio de obras impressas dos artistas “Tarsila do Amaral” e “Romero Britto”.

Professora: Fátima

read more
0 comentários

Quadros e Vasos decorados com a técnica “Patchwork”


Em primeiro momento na oralidade foi apresentado aos alunos alguns conhecimentos teóricos sobre trabalhos desenvolvidos na técnica “Patchwork”. Na sequência desenvolvemos uma atividade prática confeccionando quadros e vasos decorativos utilizando caixas e cones de papelão e retalhos de tecidos coloridos e estampados. 

OBJETIVOS:
- Levar os alunos a conhecimentos teóricos e prática de decorações na técnica “Patchwork”;
- Incentivar trabalhos artesanais realizados em duplas em sala de aula;
- Desenvolver a criatividade, a atenção, a percepção e noção de espaços;
- Possibilitar a prática artesanal por meio de materiais recicláveis como: retalhos de tecidos e papelão.

 


 Professora: Fátima


read more